Música secular e Música não cristã

Como sou também músico, toco contrabaixo sempre ouví conversas entre os amigos perguntando e ou comentando sobre o cristão ouvir musica não cristã, ou até mesmo tocar na noite como músico profissional.

Eu não gostaria de simplesmente responder, mas tenho umas perguntas que gostaria de fazer afim de averiguarmos isto.
Ai estão:
1- O que autentica uma música para sabermos se é cristã ou não?

2- O que significa mesmo a palavra secular ?

2- Porque somente a música é metralhada e apontada como do diabo e não os filmes, novelas, malhação, futebol e etc.?

3- O compositor da música sendo evangélico já faz com que a música seja uma música Cristã?

4- Todos os compositores não evangélicos fazem músicas seculares.

5- Será que a motivação tem a ver com isto da música ser Cristã ou não?

6- Será que sómente a canção conter a palavra Deus já faz dela uma música Cristã ?

Feitos as perguntas acima, temos outras a seguir para nos ajudar no entendimento desta temática.

-Se o que autentica a música como mundana é ela não falar de Deus explicitamente, tem um monte de música dita evangélica que esta fora e não seria consideradas evangélicas.

-Se o que autentica é a motivação de quem escreveu como encarar uma boa parte das músicas ditas sacras do cantor cristão e da harpa cristã, sendo que eram musicas usadas nos saloon (bares) americanos nos anos de 1800; e ninguém pode negar que Deus fala muito através destas músicas, e muita gente já foi confortada, encorajada e ouviu uma resposta de Deus vindo destas musicas.

5- Se o ingrediente validador é a motivação resta saber qual é motivação de alguns ditos músicos e cantores cristãos  que compuseram suas músicas baseados na “licença poética” que o “permite” pregar heresias que deturpam e alteram (aumentando ou diminuindo) a palavra de Deus, contendo letras que sugerem um comportamento que já foi abolido pelo sacrificio de Jesus na cruz, criando assim um evangelho de causa e efeito. (letras, mensagens “Como Zaqueu quero subir, marca da promessa, toca na ponta do altar e etc.)
O Novo Testamento está cheio de licensa poética, mas nenhuma se contradiz ou sugere algo que vai contra a palavra de Deus, nada que desminta ou que crie confusão com o que diz em outra página ou outro livro.

6- Se a motivação é o que autentica o que dizer destes cantores e músicos cristãos que não fazem o estilo musical que gostam e dizem que não o faz porque não vende? É uma motivação correta se cantar uma canção, ministrar na vida das pessoas com esta mentalidade ? O que será que o “ministro” esta passando para o ouvinte ? Únção de Mamom ?
ps. Aliás se existisse um medidor de motivação a grande maioria dos pastores, ministros, líderes da dita igreja evangélica seriam reprovados, pois a grande maioria esta é atrás de dinheiro.

7- Ainda falando de motivação como validador porque será que o cantor americano Michael W Smith, compôs a canção “Let it rain” ou traduzida no Brasil como “faz chover” e todo mundo no continente sul americano começou a a criar canções com a temática de chuva ?  Receberam também a mesma revelação de Deus ou foi olho grande no dinheiro e na influência de um cantor de primeiro mundo?; aliás, o rio arrudas transbordou no final do ano passado aqui em BH(final de 2008), mas também, com tanto crente pedindo chuva – ehehehe. Só podia dar nisto.

Aliás parece que a unção já não vem mais de Deus, mas da Austrália, Estados Unidos, Irlanda e por ai vai…
Temos uma enxurrada de músicas traduzidas, algumas mal traduzidas de cantores e músicos estrangeiros, não tenho nada contra música estrangeira, mas porque não compor canções com ritmos próprios do Brasil como faz meu amigo Pr. Atilano Muradas que conheci e participavamos na mesma igreja nos EUA.

Em minha opinião para encerrar este assunto, penso que o que define o poder tocar/ouvir, ser músico profissional “da noite”, sãos suas prioridades:

1)Saber quem você é em Deus;

2)Saber quem é Deus na sua vida, porque você sendo mau caráter qualquer profissão serve para desonrar a Deus.

3)Algumas pessoas me disseram que este meu artigo ou algumas idéias proposta neste site podem causar escândalo aos novos convertidos ou os não crentes. O que eu sugeri é que elas lessem o capítulo de Atos 2:42 em diante e que comparassem com o que temos visto nas igrejas do Brasil afora. A pedição de dinheiro em nome de Deus, para comprar uma cura, já que quando dizem que devemos dar o que nos é mais precioso estão falando de dinheiro mesmo. Os cultos misturados com elementos do candomblé que vemos na tv aberta ou para simplificar, quando alguém bate à sua porta com uma necessidade seja ela financeira ou de alimentos e você simplesmente ora pela pessoa e não tira dinheiro do seu bolso ou alimento da sua despensa para saciar a necessidade da pessoa, isto escandaliza muito mais.
Respondendo à 2ª pergunta: Secular se diz de um sistema desprovido de Deus, é normalmente usado para descrever um estado ou sistema de governo onde crenças, religião e forma de governar não se misturam, uma pessoa Cristã não tem vida secular, pois tudo que ela faz é espiritual e é para Deus.

Fiquem na paz,

“Quem nos separará do amor de Deus? Quem nos separará do amor de Cristo? Nem a morte, nem a vida, nem os anjos Nem os principados, nem as potestades…e nem a música “não cristã”
Carlos Rizzon
WWW.IGREJAURBANA.ORG

ps. Não tenho interesse em incitar ou incentivar ninguém a ouvir ou tocar musicas não cristãs, um vez que voce serve em um ministério que condena esta prática, fique na obediência e não toque ou ouça.

Commentários

24 Comentários para o artigo "Música secular e Música não cristã"

  1. Pr. Armando Lacerda postado 01/06/2009 17:21 

    Excelente reflexão, brother! Você toca num ponto importante sobre a origem dos louvores ungidos de hoje. Gostava da época quando se cantavam “corinhos” anônimos. Eles eram aprendidos dentro do corpo de Cristo e não vendidos pela mídia evangélica.

    Lembra desse: Só o poder de Deus/Pode mudar teu ser/A prova que eu te dou/É que mudou o meu/Não vês que sou feliz/Servindo ao Senhor/Nova criatura eu sou/Nova sou!/Nova sou.

    Pois é, sempre que louvo ao Senhor com esse eu lembro do Sabará, um negão lá da igreja na época da minha adolescência que teve uma profunda e transformadora experiência com o Senhor.

    Grande abraço Rizzon!

  2. Camilo César postado 08/08/2009 21:29 

    …assino embaixo parceiro…

    …Deixa triste saber que essa é apenas mais uma barreira criada pela “igreja” que so impede q as pessoas se deparem com a plena verdade q existe ae…. é mais um muro… que separa a igreja de quem mais necessita dela….

    …paz…
    Camilo César

  3. Gustavo postado 08/09/2009 15:31 

    Pr. Carlos Rizzon Meu Querido amigo.
    Queria deixar uma palavra para você, conheci vc em Miami em 2003 janeiro, você e sua esposa me receberão com muito amor e palavra de Deus na sua casa.sempre lembramos de vocês. Obrigado é pouco para escrever e falar. Mais salmo 23 para nós.
    OBRIGADUUUUU

    GUSTAVO,VIVIANE,IGOR,ENZO

  4. Carlos Rizzon postado 08/09/2009 16:02 

    Gustavo obrigado pelo comentário. Abraços para Viviane e os meninos.
    Perdona por ganar de Argentina otra vez!! jajajaja

  5. welesson oliveira postado 09/09/2009 10:36 

    Concordo plenamente, sempre questionei isso na minha igreja mas… o resto todo mundo sabe.

  6. Cíntia Abrantes postado 01/10/2009 21:12 

    Nada, naaada poderá nos separar, naada…
    Obrigada pelo texto.

    Beijo amigo!

    Cíntia

  7. Oséias postado 01/10/2009 21:14 

    Hello there ! Excelente assunto vc comentou ! vou traduzi-lo e debater com algumas pessoas rsrsr ..se vc me permite :qndo vc diz que neste dias a unçao vem de outros lugares que nao o ceu concordo com vc ,mas podemos ter algum referencial de alguem que ,digamos , esta num outro nivel , certo ?! Dai e so dizer eis-me aki , usa-me !! grande abraço .. Oseias

  8. Carlos Rizzon postado 01/10/2009 21:16 

    Oseias fique a vontade para usá-lo no debate e temos outros artigos interessantes aqui mesmo Fique na paz e seja bem-vindo.
    Pr. Carlos Rizzon

  9. Cilinha postado 14/10/2009 17:05 

    Música é cultura não é Carlos? E, quanto menos o povo tiver acesso à cultura, ao conhecimento, a tudo que abra a mente e compreenda melhor a vida e o mundo que o cerca, mais eles serão controlados e dominados. É vantagem para os “líderes” manter as pessoas presas em suas rédeas, não é? Pois então.
    Idem para os livros. Já fui muito criticada por ler livros “não cristãos”, e até mesmo já obedeci isso.
    Não é de hoje que se usa a fé e a religião para dominar a massa. E a grande massa continua sendo dominada. Infelizmente…

    É temos que abrir os olhos, não é Pastor?

    Grande abraço, meu querido amigo!!!
    Love U

  10. Carlos Rizzon postado 14/10/2009 18:52 

    Com certeza Priscila, aliás a Bíblia nos diz que há somente duas coisas que nos fazem perecer e são descritas como a falta de visão e a falta de conhecimento, temos como disse o apóstolo Paulo “Examinar de tudo e reter o que é bom”. Aguardamos você aqui em Belo Horizonte,
    Abraços
    Pr. Carlos Rizzon

  11. Fernando postado 24/11/2009 14:26 

    A separação entre o reino de Deus e o reino das Trevas não se dá somente na esfera da consciência, Sr.Rizzon. Ou seja, não basta SABER quem se é; não basta questionar o sistema como se isso trouxesse a liberdade para fazer o que se quer. É necessário, por outro lado, apartar-se do mal, e digo mais, parafraseando o apóstolo Paulo, é necessário afastar-se da APARÊNCIA do mal. Isso não é minha opinião, pois eu como homem adoro pecar, mas como filho de Deus sei de minhas responsabilidades; reproduzo portanto a opinião que é proposta na bíblia, e não nas idéias de blogueiros, nem filósofos etc. (Estudemos atentamente a epístola de 1João e o capítulo 5 de !Tessalonissences).
    Obrigado pelo espaço!

  12. Carlos Rizzon postado 24/11/2009 22:54 

    Olá Sr. Fernando, só retribuindo o Sr. Rizzon. Você deve ter lido todo o texto não ? Pois então aqui neste post não temos a intenção de dizer o que é certo ou errado ou de questionar sistemas na intenção de “sermos livres” baseado nas pressuposições de outros, tanto porque já somos livres no Senhor (Gálatas5:1) mas sim temos a intenção de questionar algumas práticas existentes no meio dito cristão ou evângélico que anulam umas coisas e impõe outras como sendo pecado pondo assim um julgo muito pesado para alguns. Sinto muito por você como homem adorar a pecar, eu como homem peco, mas, sinceramente não gosto de pecar, mas como diz o Apóstolo Paulo “Rom 7:18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.” Nós estamos no espírito e não na carne, assim me afirma a Bíblia e não estamos nos baseando em filosofias, idéias de blogueiros e etc e nem incentivando ninguém a ouvir música não cristã mas queremos sim confrontar e questionar algumas supostas “verdades” que há por ai no meio Cristão. Muito obrigado pelos comentários,
    Fique na paz,
    Pr. carlos Rizzon

  13. Philippe Gandolfi postado 20/12/2009 9:16 

    Incrível Carlos Rizzon, a colocação de novelas e filmes. Se colocar na “ponta do lápis” tenho dado mais crédito ao mundo pelos filmes que adoro ver do que aos louvores que adoro ouvir.

    Mas confesso, que como levita é ainda mais complicado pra mim aceitar e praticar o ato de ouvir música que não expressa de alguma maneira as características de Deus (amor, milagre … etc).

    Prefiro, por questão de zêlo permanecer ao que se refere música, ouvindo o que me leva a pensar, glofiricar… a Deus. Além do que existe uma diferença entre música não cristã e Funk Carioca e Forró nordestino (sem generalizar) falam muita porcaria de sexo, pornografica, adutério e esse tipo de coisa não deve se encaixar em nenhum estilo de música do cristão.

    Tenho vontade, mas sinto um pouco de temor da parte de Deus, de ouvir U2 (for example) e outras bandas que na essência humana são incríveis pessoas e talves mais cristãos do que eu. Bom, ainda quebro essa vitrine entre a religiosidade e a liberdade de Deus, é uma separação que às vezes não percebemos mas existe e te impede de ser de fato livre.

    Um abraço e aceito um recado no meu Blog.
    Blog de Design: philgandolfi.wordpress.com
    Blog de Textos e Meditações: phigandolfi.wordpress.com

    Phil.

  14. Carlos Rizzon postado 20/12/2009 17:10 

    Olá Phil obrigado pelo comentário ! Entrei no seu site e gostei do que vi, parabéns pela criatividade.
    Curiosamente existem muitos filmes, novelas que expressam valores do reino de Deus e o glorificam.
    Sobre ser levita eu tenho um artigo aqui neste site de nome cartilha Neo- testamentária que esclarece sobre este tema, o ser levita. Mas para mim também é complicado ouvir músicas que não expressam o reino de Deus e entendo o que você quis dizer como “característica de Deus” na verdade você queria dizer atributos de Deus. Mas precisamos abrir os olhos e entender algumas coisas, por exemplo Milagre que você citou. O que é milagre? Seria milagre somente o ressuscitar de alguém que esteve morto ou a cura de uma enfermidade? Existem mais milagres por ai que podemos computar. Na questão desta sua preferência também prefiro assim, não por zelo, mas por amor a Ele e à obra dEle. Aprendi há muitos anos atrás através do Kil do Grupo Servos (antigo este hein? ) que existe pelo menos 3 tipos de inspiração: A divina, A humana e a diabólica ! Muitas se dizem divinas e são diabólicas, muitas se dizem humanas e são divinas e muitas mesmas são diabólicas – Principalmente, independente se é forró, funk carioca ou dita evangélica se tem sentido duplo, pornográfico e ou heresias, entenda-se distorção da verdade bíblica e com certeza elas não devem se encaixar nem como música não cristã, quanto mais cristão certo ? Quanto a ouvir o Bono, sei que vou chocar alguns quando lerem isto mas ai vai, o Bono é muito mais comprometido com Deus e com o reino de Deus do que uma boa parte dos que se dizem evangélicos ( Pelo frutos conhecereis a árvore…) e a palavra me diz em Romanos 14:14, escrito pelo Apóstolo Paulo sobre Liberdade Cristã diz: “ Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nada é de si mesmo imundo a não ser para aquele que assim o considera; para esse é imundo.”
    Mas é uma opção sua e fique em paz, Deus não vai te condenar por ouvir o Bono.
    Com certeza toda forma de religiosidade seja ela qual for, Catolicismo, Budismo, Cristianismo é algo negativo e bastante prejudicial. Esatrei orando para que o Senhor o guie e que você consiga ir além da religiosidade e como atesta a palavra de Deus; “se o Filho te libertar, verdadeiramente sereis livres”, inclusive dos sistemas religiosos e de você mesmo.
    Fique na paz,

    ps. Quando a coisa folgar por aqui ($$$) vou te encomendar algo.
    Abraços.
    Pr. Carlos Rizzon

  15. Ana Cláudia postado 20/12/2009 17:19 

    ana claudia

    Olá! A gente discute este tema direto lá no Portal Cristianismo Criativo. Dê uma olhada, se puder! abração!

  16. Carlos Rizzon postado 20/12/2009 17:23 

    Olá Ana Cláudia a paz!
    Visitei o seu site e gostei de alguns artigos que lí, só não achei o tópico da discussão sobre música.
    Obrigado por investir do seu tempo para ler o nosso artigo e comentar, você é muito bem vinda.
    Um abraço em Cristo.
    Pr. Carlos Rizzon

  17. Saleth Soares postado 09/01/2010 19:36 

    Pr. Carlos é muito interessante se falar de música secular e mundana, pois aprendemos que cantarmos qualquer músicaa que não se fale de fogo, unçao, poder e etc, estamos fora do padrão. Ouvimos sobre colocar melodia de música mudana em música evangelica, como explicar tanta coisa ?
    Pr. Carlos vc precisa vir aqui para conversarmos mais preciso muito aprender, pois nada sei.

  18. Carlos Rizzon postado 11/01/2010 12:12 

    Olá minha irmã infelizmente também por culpa nossa nos são impostos muitos mitos e crendices e nós por diversos motivos não pesquisamos, não estudamos o que nos é apresentado e isto só traz mais cativeiro para nossas almas. Mas não me lembro de Jesus ter falado com a mulher Samaritana: O pai busca os que cantam sobre fogo, unção e poder! Mas ele disse que o pai busca por adoradores que o adorem em espirito e em verdade e infelizmente tem muitos que cantam sobre fogo, poder e unção que não o faz em espirito e em verdade, mas algo que me lembro é que Jesus disse que o Espirito Santo nos guiaria à toda verdade.
    Vamos visitá-los esta semana ainda.
    Fique na paz.
    Pr. Carlos Rizzon.

  19. Rogerio Neto postado 11/01/2010 15:42 

    Primeiramente, não gosto de dizer se pode ou não pode, criando uma aparência de regras e correndo o risco de virar religioso. Acho muito raso e imaturo a atitude de querer colocar regras, poder ou não poder, em tudo. Existem muitas coisas nesta vida cristã que podemos fazer as quais não são muito boas ou não fazem nada por sua vida espiritual, mas, ao mesmo tempo não podemos dizer enfaticamente que são pecados.

    Tem amigos meus que não houvem musica secular e critíca quem ouve, mas acha que não é errado assistir filme na qual fala mais palavrão, piadas sujas, cenas eróticas e até pornôgraficas e mensagens de ocutismo ate mais do que muitas musicas do “mundo”… Eu procuro muito pesar no que eu escuto e o que eu assisto, Igual a musica (Stairway To Heaven do Led Zeppelin) que colocaram pra ouvir ao reverso e tinha mensagens subliminares satanicas! Isso é um perigo. Por isso devemos tomar muito cuidado no que a gente escuta e oque a gente assiste! Mas se tudo do mundo for pecado então vamos ter que ir pra escola de crente, padaria de crente, rua de crente usar caro de crente pra nao pecar.

  20. Carlos Rizzon postado 11/01/2010 15:57 

    Olá Netinho quanto tempo não nos falamos! Quanto ao que você disse é a mais pura verdade e como você procuro ser prudente na hora de selecionar o que ouço, infelizmente com o mover de mamom no cenário gospel está cada dia mais dificil saber o que é recomendavel ou nào para ouvir. Mas a palavra diz que o Espirito Santos nos conduziría a toda verdade (João 16:13).
    Obrigado pelo comentário e temos outros artigos interessantes, fique a vontade para navegar pelo nosso site e deixar um comentário.
    Fique na paz e dê lembranças aos seus irmãos e sua vó Zélia e tia Katia.
    We miss you guys.
    Pr. Carlos Rizzon

  21. Arnaldo postado 30/01/2010 12:34 

    Tenho uma pergunta. Resumindo seu texto, vc afirma que a pessoa tem que saber quem ela é, o que ela quer da sua vida e no que ela realmente acredita! Certo. Sendo assim, você deixaria que seu filho, se fosse músico como você, ouvisse e tocasse musicas do Iron Maiden, Metallica? Por exemplo, musicas destes grupos (ou outros), que são ricas de técnica, poesia, melodia e que falam de coisas boas, do amor, da vida… Obrigado.

  22. Carlos Rizzon postado 03/02/2010 16:43 

    Olá Arnaldo a paz e obrigado por ler nosso artigo e comentar no mesmo. Na verdade não é isto, não é simplesmente você saber o que quer da vida e no que ela realmente acredita isto seria muito vago. Quando digo saber quem você é Deus eu falo de identidade, falo de propósito, falo de destino. Quanto ao que a pessoa realmente acredita como você diz soa novamente muito vago, pois saber quem é Deus na sua vida tem mais a ver com Senhorio, ter Deus como Senhor da sua vida, tem a ver com reino e reino me leva a pensar em território, me leva a pensar em leis que tenho que seguir e um foco direcionado por este Senhor e Rei. Infelizmente a maioria dos ditos cristãos afirmam que tem Deus como Senhor da vida deles mas no dia a dia não é assim. Tenho visto pastores, líderes de ministério sem caráter que côa um mosquito e engole um dinossauro, se é que me entende. Quanto a meu filho ouvir ou tocar músicas do Iron Maiden ou Metállica eu permitiria, apesar de não ter filhos. Algo a se observar é o seguinte Eu assim como tantos outros que fora criados na igreja enfrenta algo muito forte no decorrer da vida. Na minha vida foi aos 15 anos de idade, quando fui empurrado para fora da instituição chamada de igreja e como se diz eu cai no mundão, passei a beber e muito, e andar vadiando por ai. Graças a Deus meus pais apesar de tudo que possa ter ocorrido eles me ensinaram o caminho em que eu devia andar; resultado: Voltei para o Senhor aos 26 anos de idade, apesar de que nunca me senti abandonado por ele, sempre tive a impressão que ele estava ali do outro lado da rua pacientemente aguardando o meu retorno. A palavra de Deus nos dá diretrizes sob como criar os filhos, como esta a seguir: “Instrui o menino no caminho que ele deve andar, para quando se envelhecer não se desviará dele” Provérbios 22:6. Ainda tem aquele que diz: “A estultícia está ligada ao coração do menino; mas a vara da correção a afugentará dele” Provérbios 22:15. Graças a Deus fui muito instruído e isto serviu muito para evitar que eu entrasse em muitas outras propostas de destruição que me foram apresentadas. Apesar de tudo que nos é ensinado ou imposto chega uma hora que você assim como qualquer outro terá que decidir e o que te foi ensinado vai falar mais alto, comigo foi assim: Falou muito alto e ainda fala, as vezes até grita.

    Ps. Curiosamente este é o post que mais recebe comentários e fico feliz por poder contribuir para que a verdade alcance as pessoas e elas passem a fazer o que fazer, seja ouvir, tocar ou não por amor ao Senhor, não por medo do diabo ou quem quer que seja.

    Pr. Carlos Rizzon

  23. Bruno Tibuh postado 08/02/2010 13:45 

    A vei, sei lá, axo q isso num é de Deus não!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
    Caraca! Muito bom esse texto, já tinha pensado nisso algumas vezes, e concordo com o q foi dito. Creio q há sim músicas d qualidades, mas, sinceramente, a maioria hj é furada. A maioria das músicas boas (claro q há muitos gostos) são de bandas q nem tem “reconhecimento” no meio evangélico.
    Me fez pensar também sobre algumas coisas q não tinha pensado ainda…
    Muito bom, vlws carlãooo!
    É noix… abraçuuu

  24. Carlos Rizzon postado 09/02/2010 0:30 

    Bruno obrigado por comentar no nosso site. Como diz a palavra: “E conhecereis a verdade e ela vos libertará”
    Bom saber que te fiz pensar e que esta reflexão redunde em glória para Deus e seu reino.
    Abraços,
    Pr. Carlos Rizzon

Conte pra gente o que você pensa...
e se você quiser personalizar seus comentários, adiquira um gravatar!